terça-feira, 13 de novembro de 2007

Autópsia

Definição: Uma autópsia é um exame cirúrgico do corpo de uma pessoa morta. O propósito de uma autópsia é responder às perguntas que há sobre a enfermidade da pessoa ou a causa da morte. Além disso, as autópsias provém informações valiosas para ajudar os médicos a salvar outras vidas.
Foi exactamente a isto, que nós alunos fomos assistir.
Nunca em momento algum da minha vida pensei conseguir assistir a tal coisa, mas encorajei-me e lá fui eu, nervosa é certo... o nervosismo e a ansiedade estavam bem presentes nas nossas caras, porque afinal não é algo fácil e gradável de se ver embora se torne interessante... mas depois de hoje sinto-me capaz de ver de tudo...
Tudo começa com o entrar na sala, uma sala do género de anfiteatro em que no meio está uma pessoa morta (de preferencia), nua e a sua cor faz lembrar os bonecos de cera. Só esta primeira imagem é chocante...
Estavam ali 4 médicos legistas, um ocupou-se da cabeça, outro do tronco, um pesava os órgãos e apontava e outro explicava-nos o que estava a acontecer, assim como nos ía mostrando os órgãos.
Confesso que em determinados momentos fechei os olhos, e que também tapei os ouvidos no momento em que estavam a abrir o crânio.
Não é fácil de ver, aqueles médicos lidam com o corpo morto de uma maneira tão natural que se torna estranho ver, cheguei a determinado momento a achar que se tratava de um boneco.
Só sei que no fim não levamos nada no sitio, nem mesmo a lingua, a sério foi talvez o que mais me chocou, nunca me tinha passado pela cabeça que a lingua também era examinada, e acreditem que é bem grande...
E sabem o que vos digo?
passamos a vida a pensar que somos mais ou menos que fulano tal, mas quando tudo acaba, ali deitados nós somos iguais a todos nós e não passamos de mais um cospo morto... nem imaginam a fragilidade do ser humano...sim somos mais frágeis do que aquilo que julgamos ser.

1 comentário:

  1. mt frageis, mt fracos fisicamente...mas psicologicamente axo k somos mt fortes, aguentamos mt coisa, passamos por mt coisa...

    temos de nos orgulhar de ser assim, tao simples fisicamente, mas k contemos dentro de nós um espirito, uma capacidade simples//brutalixima! e se de facto é o psicologico k comanda o nosso corpo... podemos mt, csguimos mt... não csguimos é utilizar essa força tao poderosa!

    :) *

    ResponderEliminar

comentários ao meu mundo