quarta-feira, 5 de maio de 2010

Casamento


Ora aqui está um tema que nunca aqui abordei!
Tendo em conta que não há semana que passe sem que alguém me pergunte para quando é o casamento ou se já estou casada achei o assunto pertinente.
Pois que ás vezes me dá para questionar o casamento. Não o casamento de alguém, mas a instituição em si, como menina de Direito sei bem que o casamento tráz algumas regalias, sejam elas no irs, sejam elas nas sucessões, nos subsidios e por aí fora. Mas, porque é que para as pessoas tem tanta importância o acto de casar em si? Será que há o pensamento de que ao casarem passam a pertencer definitivamente um ao outro? O que é que o acto de casar muda na vida do casal?
Eu não sou contra o casamento, longe o pensamento, e como todas ou quase todas as mulheres "sonho" em casar, quer dizer sonho mais com a festa, mas como tenho dito não é uma prioridade na minha vida.
Porquê? Motivos vários, ainda me tenho como muito nova, ainda tenho coisas que considero mais importantes para fazer primeiro, e claro está ainda nem sequer sou financeiramente independente.
Mas já tens namorado? sim é verdade, e já falámos sobre isso, mas para já a ideia é de primeiro juntarmos os trapitos e depois logo se vê se se faz casório!
A ideia de casar também me assusta, sempre me assustou desde miuda. Ai será que este é mesmo o marido ideal? será que é mesmo esta pessoa? será que vai durar mais de 2semans? blá ? blá ? blá? Vou ficar divorciada com crianças no colo? Blá? blá? blá?
Tenho para mim que o acto de casar serve apenas para fortalecer a união de duas pessoas, assim derrepente não vejo outros motivos. Mas lá está, ainda não sou casada!
Quanto a casamentos alheios, há um em especial que me tem causado assim um género de urticária, eu sei que não tenho nada a ver e que até posso ser considerada de cusca só por causa disso, mas é exactamente o exemplo de casados que não quero seguir, longe de mim!
Ora que os conheço à cerca de dois anos, e a vida deles resume-se durante a semana a: trabalhar, casa, jantar com a sogra/mãe, casa (fazer o quê não sei, não tou lá dentro para ver), dormir. Ao fim de semana: ás vezes trabalhar, refeições com a mãe/sogra, casa, passear com os sobrinhos e com a sogra (às vezes). É assim a vidinha deles, não há um jantar a dois, uma ida ao cinema a dois, uma passeata a dois, niente, niente niente! E não me venham cá com desculpas disto e daquilo porque o rapaz nem ao café com os amigos vai assistir a jogos, e quando em tempos ele ía até ao café com os colegas ela zangou-se com ele, porque o lugar dele é em casa ao lado dela!E mai nada! São felizes? nunca lhes perguntei. Sei que não na totalidade porque há sempre uma sombra que paira sobre eles. Mas a vida é curta e ela apenas sobrevive, não vive. É este um dos exemplos que não quero para mim!

1 comentário:

  1. longe de achar o casamento "estúpido" (até o acho bonito), acho que muitas pessoas dão esse passo sem pensar o suficiente nele. eu digo sempre, se me casar, é para sempre. não me vou casar só porque tenho um namorado e gosto muito dele, enfim, só porque sim. acho que uma aliança e um papel não mudam em nada (para melhor) a relação entre um casal que se ama muito. a maioria, precipita-se, por isso é que mais de 50% dos casamentos terminam em divórcio. porque as pessoas não pensam BEM antes de tomar esse passo extremamente importante. acho que fazes bem em ir com calma ;)

    ResponderEliminar

comentários ao meu mundo